![Balcão de boteco - Cumbuca - Guia dos Bares e Botecos de Campinas](https://novinho.cumbuca.com.br/wp-content/uploads/2015/01/corte-balcao.png)
O Cumbuca é o guia lírico e sentimental dos bares e butecos de Campinas.
O que fazemos?
Desbravamos a “baixa gastronomia” de Campinas visitando os estabelecimentos e compartilhando as ótimas opções que essa culinária mais popular e tradicional vem nos brindar. Não julgamos os bares e botecos, nem os petiscos ou a comida oferecida. Queremos sim, valorizar sua autenticidade. Buscamos histórias, personagens, a simplicidade da culinária e das receitas passadas de geração em geração, onde muitas vezes os responsáveis, artistas no que fazem, são simples cozinheiros, os próprios donos do boteco ou seus familiares.
Para o Cumbuca, o boteco é um dos elementos fundadores da brasilidade, tão nosso quanto a cantina é italiana, os pubs ingleses e os cafés são franceses. Parte da cultura brasileira nasceu e se prolifera em meio às conversas intermináveis, regadas à cerveja e cachaça, que atravessaram noites e nos deram uma identidade nacional.
O botequim nos fez brasileiros na medida em que proporcionou uma experiência cultural num espaço de convívio essencialmente democrático, frequentado por gente de todas as idades, etnias e classes sociais.
Você quer conhecer e sentir Campinas?
Apóie seus cotovelos num balcão de fórmica, sente-se numa mesinha de alumínio e beba em companhia de um desconhecido.
Vai cumbucar! Não sabe por onde começar? Fizemos uma seleção dos botecos imperdíveis, a Seleção do Cumbuca.
![](https://novinho.cumbuca.com.br/wp-content/uploads/cumbuca-sapucaia.webp)
Por que Cumbuca?
Segundo o bom e velho Aurélio, cumbuca é uma vasilha feita de cabaça ou barro, geralmente funda. Mas, para nós, tem outro significado.
Um pouco da história do Cumbuca
O Cumbuca Campinas entrou no ar em outubro de 2004. Desde sua primeira versão, criada pelos companheiros de copo Lucas Vega, Bruno Ribeiro e Roberto Goulart Junior, vêm mantendo um guia de botecos, bares e botequins da cidade. Nosso objetivo sempre foi fazer com que as pessoas conheçam novos lugares e frequentem o boteco.
O site, entre 2008 e 2009, produziu pouco pois todos seus integrantes tiveram que se recuperar dos primeiros anos que arrebataram fígados, estômagos, esôfagos e outros órgãos que nem sabíamos que tínhamos.
Voltamos em 2010 com mais calma, todos sobreviveram, e aos poucos fomos ampliando o guia, visitando praticamente um boteco novo por semana. Lançamos o Manifesto pelos bares, botecos e botequins de Campinas.
Em 2012 renovamos o site e em 2013 atingimos a marca, tão sonhada pela equipe, de 365 opções de bares e botecos no guia, com uma opção para cada dia do ano. Se Salvador tem 365 igrejas, descobrimos que Campinas tem muito mais botecos e por isso e continuamos nosso sacerdócio.
Em 2014 o Cumbuca celebrou 10 anos de existência com dois dos fundadores, Lucas Vega e Roberto Goulart Junior ainda à frente do projeto. Lançamos uma Seleção dos Melhores Butecos de Campinas que virou tradição do site.
Veio a famigerada pandemia e não pudemos frequentar os butecos como gostaríamos. Pedimos comida em casa (uma merda não poder comer com o cotovelo no balcão do bar, conversando com o dono da receita!)… lançamos o Guia Buteco Lá em Casa para divulgar os estabelecimentos que continuaram a luta com as entregas ou retiradas no bar e, por sorte, sua grande maioria superou e sobreviveu a esse inferno.
Em 2022 voltamos a circular, pegar ritmo de jogo e já conseguimos a jogar os 90 minutos se não precisarmos correr muito.
Vários confrades de balcão nos brindaram com dicas, textos bacanas e dividiram com a gente bons e maus petiscos, cervejas e sais de frutas, agradecemos a eles:
Adriana Menezes, Adriano Dias, Adriano Rosa, Andrea Nuñez, Bruno Ribeiro, Cristiano Barbosa, Helder Bittencourt (in memoriam), Leo Nakamoto, Lívia Mota e Natália Moretti (as @manas.escritas), Luiz Fernando Hirayama, Maguila Moreira, Paulo Reda, Quel Hatamoto, Roberto José de Oliveira – o Manguaça, entre outros companheiros.
![](https://novinho.cumbuca.com.br/wp-content/uploads/confrades-das-cumbucadas.webp)
![](https://novinho.cumbuca.com.br/wp-content/uploads/18-anos-150x150.png)
Quem faz o Cumbuca
![](https://novinho.cumbuca.com.br/wp-content/uploads/caricatura-junior-cumbuca.webp)
Junior (Roberto Goulart Junior)
Começou cedo sua vida nos botecos acompanhando seu avô Rosino. Ficava ouvindo as conversas de balcão tomando sodinha ”vanucci” e comendo pipoca ”vovozinha”, vício que nunca mais largou. Pulou pelos galhos da publicidade e foi parar no canudo em antropologia. Quando não está trabalhando nesse boteco faz um bico na Communitas Comunicação e quebra uns galhos na cozinha.
Moacyr Moreira
Sobrinho do fundador Maguila Moreira, Moacyr cursou jornalismo. Durante a pandemia fez a linha de frente da visitação aos butecos, iniciando os trabalhos como estagiário da equipe. Como não sobrou ninguém no grupo (felizmente nada relacionado à Covid), assumiu a cadeira de redator chefe do site.
![](https://novinho.cumbuca.com.br/wp-content/uploads/caricatura-roni-cumbuca.webp)