Não existe nada mais desagradável do que uma pessoa que não desapega no celular um só segundo, não é mesmo?
Já costuma ser irritante no dia a dia, agora imagine você, em um momento de descontração com os amigos no boteco e uma pessoa simplesmente interage apenas com o celular respondendo mensagens no what’s, recebendo ligações, gravando snaps, fazendo check-in, twittando ou postando no instagram e se esquece do motivo pelo qual está ali.
Com o advento da tecnologia, percebe-se que as pessoas estão cada vez mais fechadas no seu mundo virtual e geralmente até evitam sair por causa disso, pois tudo pode ser facilmente “resolvido” com apenas alguns toques na tela do smartphone. Já outras não recusam um bom bar, mas também não conseguem se desligar realmente e não interagem como deveriam.
Quantas vezes você já se deparou com casais ou grupos de amigos em que nenhum deles conversava entre si e não largavam o celular? Ou quantas vezes você mesmo já não se pegou fazendo isso e ficou envergonhado?
É por esses e outros motivos que alguns bares e botecos vêm restringindo a liberação do wi-fi, justamente para incentivar a conversa entre amigos. Um dono de restaurante em Los Angeles, por exemplo, tomou a iniciativa de dar 50% de desconto para os clientes que desligarem os celulares durante as refeições.
Outro restaurante solicita que os clientes deixem os celulares na entrada e alguns até proíbem o uso. Muitas pessoas concordam e outras discordam veementemente desse tipo de limitação, porém no Brasil, isso ainda não é muito disseminado, pois os bares enxergam o uso do celular ainda como propaganda gratuita e, por isso, estimulam ou, ao menos, não se opõem ao uso.
Polêmicas à parte, confira algumas dicas do que fazer e não fazer em um boteco para evitar um puxão de orelha dos amigos:
- Evite ficar respondendo conversas no celular, converse com as pessoas que estão à sua frente.
- Apenas resolva coisas relacionadas à trabalho se for emergência, se não larga mão de ser workaholic!
- Evite atender chamadas na frente dos outros e, principalmente, falar alto para não atrapalhar quem está à sua volta.
- Coloque no silencioso, ninguém quer ser importunado com barulho de notificação o tempo todo.
- Se não consegue ver que chegou uma notificação sem abrir, coloque no modo avião para não receber alertas.
- Mantenha o celular a noite toda no bolso ou na bolsa, assim a tentação de mexer diminui.
- Pratique o desapego em casa, assim quando chegar no bar ou outro ambiente público será mais fácil ignorar o celular.