Cumbuca Bares e Butecos de Campinas

Todo botequim é um pouco surrealista. Quantas vezes na vida nos deparamos com situações totalmente impensáveis ao pé de um balcão apinhado de tipos que parecem ter saído de um filme do Fellini? Precisa conhecer o Bar do André.

| Bar do André, o Rei do Mé – Boteco do Mês – Agosto 2011

O Bar do André – O Rei do Mé, com nome e sobrenome de boteco autêntico, é um dos lugares mais surreais da cidade – a começar pela quantidade de informação que comporta. Há piadas sacanas emolduradas, tranqueiras e bugigangas penduradas no teto e vários relógios de parede que marcam a hora de países como Suíça, Portugal e Costa Rica.

André, um carioca vascaíno há muito radicado em Campinas, abriu o bar há mais de 30 anos. A prova é que há, até hoje, uma pendura datada de 1979 na caderneta empoeirada que ele ainda usa para marcar os fiados. O devedor – garante o André – é cliente assíduo e garante que um dia irá pagar a conta.

Despojado é o termo que melhor define o boteco. Todo mundo é bem chegado e bem recebido por lá – desde que não seja um chato obsessivo por limpeza. O bar é antigo e entulhado de caixas de cerveja, potes de doces, mesas, cadeiras, vidros de pimenta e cachaça. Claustrofóbicos devem manter distância.

Vale destacar a figura do garçom Mineiro, uma espécie de faz-tudo da casa, braço-direito do André, que há 25 anos serve as mesas e faz a comida do boteco. Mineiro, com seus setenta e poucos anos, é um garçom das antigas, verdadeiro patrimônio da Vila Industrial – bairro onde está localizado o Rei do Mé.

A equipe do Cumbuca alerta: fácil é chegar, difícil é sair. Ao longo de quatro horas bebemos quase uma dúzia de cervejas, duas ou três batidas da casa (de maracujá) e comemos sanduíches preparados na chapa, além de torresmos. A conta foi camarada.

Antes de partir, voltamos à infância, comprando um punhado de bolinhas de gude. Onde mais, senão no boteco, ainda se pode achar bolinhas de gude à venda?

O Bar do André – O Rei do Mé vale a visita. Geralmente, no meio da semana, alguma carne está sendo assada na rua – com a churrasqueira defumando o quarteirão e atraindo toda a cachorrada do bairro. Nesses dias, a alma da cidade bebe por ali.

 

Bar do André, o Rei do Mé

Rua Salles de Oliveira, 201, Vila Industrial – Campinas
Tel. 3272.8536

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *