Cumbuca Bares e Butecos de Campinas

Nenhum de nós conhecia o Bar do Mané – e isto fez com que o nosso amigo Adriano Rosa, fotógrafo e bom bebedor, insistisse por uma visita da equipe. Aquele era, afinal, um de seus botecos preferidos. Foi fácil convencer a trupe.

| Bar do Mané – Junho 2011

Era uma noite fria – para não dizer gelada – quando embarcamos rumo ao Jardim Santana.

Afastado da região central de Campinas, o Bar do Mané (cujo nome fantasia é Estrela Dalva) tem todas as características de um butecão de bairro: amplo e generoso, bom e barato, freqüentado por todo o tipo de gente (salve a vocação democrática do subúrbio!) e decorado por uma disputada mesa de sinuca.

Em torno de uma velha televisão – ligada no jogo do Santos – nossa equipe se sentou em companhia de Adriano e dos camaradas Cris, Carlinhos e Rafael – este último filho do Mané, dono da bodega e autor das receitas que devoramos (eu ia dizer “degustamos”, mas soaria impreciso), uma a uma.

Louvamos a porção de lingüiça com mandioca e o filé com queijo. Tudo com muita pimenta e torradinhas. As fotos falam por si só e qualquer descrição será inútil. O inverno pede ainda o caldo de mocotó (na ocasião, não quisemos arriscar) e os torresmos que estão em permanente exposição na estufa do bar.

O melhor de tudo, porém, é a prosa com o Mané e seu filho Rafael, anfitriões de primeira classe.

 

BAR DO MANÉ (ESTRELA DALVA)

Av. Lafayete de Arruda Camargo, 767, Jd. Santana – Campinas
Tel. 3296-4912

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *