Cumbuca Bares e Butecos de Campinas

Nós, brasileiros, já estamos tão habituados a tomar café que, na maioria das vezes, tomamos café de qualquer jeito. Péssimo hábito!

Quando alguém pergunta se o café de tal lugar é bom, quase sempre ficamos restritos à informação sobre a temperatura – “O café de lá está sempre quente” – ou sobre a intensidade – “É bem forte”.

Mas, para avaliar de fato se o café é bom, é preciso verificar muito mais que isso. Estar quente e forte não asseguram a qualidade de um bom cafezinho. Há características muito mais determinantes como o aroma, a persistência do sabor na boca (sabor residual), a acidez, o corpo, a cremosidade e, naturalmente, o sabor.

Aí vem a pergunta obrigatória: Como identificar um bom café?

AROMA
Começando pelo aroma, um café de qualidade deve ter cheiros que se assemelham a amêndoas, caramelo, cereais crus ou torrados, chocolate, especiarias, frutas e nozes. Não todos ao mesmo tempo, mas pelo menos alguns deles. Se cheirar batata, remédio, borracha, terra ou mofo, não tome.

PERSISTÊNCIA
Com relação ao sabor que fica na boca, basta verificar se o gosto adocicado do café (sem adição de açúcar) permaneceu. Se ficou amargo é um mal sinal. Mas se fica aquele gosto equilibrado, está ótimo.

SABOR
Para identificar o sabor, em si, é importante sentir a harmonia do doce, do amargo e da acidez. Deve haver equilíbrio: pouca acidez, pouco amargor e um toque doce (repito, sem adição de açúcar).

CREMOSIDADE
A cremosidade pode ser observada no café expresso. Quando receber a xícara, assim que ela sair da máquina, observe se o tom da espuma é cor de avelã, com algumas nuances (o chamado padrão tigrado). Isso é um bom sinal. A espuma também deve ser espessa e durar cerca de 2 minutos antes de dissolver.

CORPO
Para avaliar o corpo da bebida é preciso apurar mais um pouco o paladar, porque isso depende de uma percepção tátil. Você vai sentir na língua, quando ela bater no céu da boca e você perceber a viscosidade e a oleosidade. Parece esquisito, mas quando começar a tomar vários cafés com esta preocupação logo vai conseguir identificar.

APURANDO
Beber um copinho de água (com ou sem gás) antes de fazer esta degustação ajuda bastante a deixar a boca preparada. Dentro deste padrão, o café dará satisfação garantida.

O problema é que a partir daí você já não vai mais tomar café de qualquer jeito.

Adriana Menezes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *